A UMIC comemora hoje dois anos de e-U, o projecto que envolve 63 instituições de ensino superior e que visa a criação de infra-estruturas de ligação à Internet sem fios nas escolas, para suporte de um conjunto de serviços digitais.




A assinalar a data foram anunciadas duas novas parcerias que alargam o conjunto de conteúdos disponíveis para os alunos e as possibilidades de acesso a redes Wi-Fi fora das escolas. Um acordo com a PT
Wi-Fi
vai permitir aos 400 mil estudantes abrangidos pelo projecto aceder aos 480 pontos de acesso wireless da operadora localizados em vários pontos do país, com um desconto de 80 por cento face ao preço comercial.




Já uma parceria com o jornal Expresso vai permitir ao mesmo universo de alunos aceder de forma gratuita - a partir do endereço IP da respectiva universidade - aos conteúdos Premium do jornal, disponíveis ao público em geral através de subscrição paga. Nos primeiros três meses os estudantes contam com acesso gratuito à pesquisa, mas após este período poderão aceder apenas às notícias.




Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC, fez um ponto de situação da implementação dos 63 projectos em curso avançando que destes, 40 têm já concluída a instalação da rede e revelam taxas de utilização por parte dos alunos bastante satisfatórias.




João Castro da UMIC, responsável por esta área, detalhou ao TeK que entre os 40 projectos em fase de implementação mais avançada, oito dispõem já de rede wireless certificada, tendo ultrapassado todos os testes necessários à verificação dos requisitos obrigatórios, definidos no âmbito do projecto. Os restantes 32 deverão atingir o mesmo nível até à Páscoa, tendo em conta que a implementação está em quase todos os casos concluída e a aguardar verificações técnicas.




Os restantes 23 projectos devem estar concluídos na sua componente de rede até ao Verão, garantiu o mesmo responsável à margem de um encontro em Braga, comemorativo dos dois anos de e-U.




De sublinhar que ao abrigo do e-U estão a ser instaladas, nas instituições de ensino superior nacionais, 4500 pontos de acesso WI-FI que permitirão cobrir as principais zonas de cada instituição, garantindo aos alunos o acesso à Internet em mobilidade. A componente de rede é apenas uma das vertentes deste projecto com financiamentos públicos, que prevê também a digitalização de um conjunto de serviços críticos no funcionamento das Universidades nas áreas administrativa e académica, com a operacionalização de serviços como matrículas online, visualização de notas online e disponibilização de material de estudo através da rede da universidade.




Nos próximos meses as universidades com projectos em estado de desenvolvimento mais avançado vão dedicar-se a esta componente de serviços e à optimização da funcionalidade de roaming entre universidades prevista nos projectos e que permite a um estudante de determinada instituição aceder a funcionalidades como o seu email, ligando-se a partir da rede de outra universidade.




A UMIC garante que continua a trabalhar com os 30 parceiros da indústrias envolvidos na iniciativa no sentido de criar mais vantagens para os estudantes ao nível do acesso, dos conteúdos e das funcionalidades. Neste âmbito foram retomadas conversações com o Clix para desenhar uma oferta de acesso ADSL vantajosa para os estudantes.




Recorde-se que o Clix integrava a lista de empresas aderentes ao projecto e que a par com as restantes desenhou uma oferta especial para os alunos das instituições e-U, que acabou por cancelar pouco antes de sair do mercado da banda larga em protesto contra as condições regulatórias.




No mesmo evento Diogo Vasconcelos fez ainda um balanço da iniciativa b-ON, Biblioteca do Conhecimento Online que desde Março do ano passado acumulou dois milhões de downloads e que segundo o responsável até ao próximo mês será melhorada e passará a integrar 12.500 revistas.





Notícias Relacionadas:

2004-07-25 - UMIC e POSI aprovam 15 novas
candidaturas ao e-U Campus Virtual


2003-11-05 - Governo faz homologação de 21
candidaturas no Programa e-U

2003-01-22 - Campus Virtuais facilitam
acessibilidade às TIC no ensino superior