A Google diz que como cada vez mais pessoas, sobretudo os jovens, fazem compras online e através do telemóvel, então a nova ferramenta de pesquisa está mais do que justificada.



Mas é difícil não pensar também no momento que ocorreu recentemente: há algumas semanas o diretor do conselho de administração da Google, Eric Schmidt, revelava numa conferência que o maior rival da empresa no campo das pesquisas era a Amazon. Isto porque quem queria comprar alguma coisa ia muito provavelmente pesquisar o produto na Amazon.



A Google quer responder a esta ameaça crescente com novas funcionalidades no motor de busca. Num primeiro momento só estará disponível em dispositivos móveis: um sistema que exibe mais informações sobre produtos comerciais.



Pesquise, por exemplo, pelo Samsung Nexus 10 e veja surgir nos resultados de pesquisa um conjunto de informações prioritárias como o preço, links para lojas online com o produto, detalhes técnicos do equipamento e até uma tabela que reúne opiniões e revisões online.

[caption]Google Shopping[/caption]

O serviço vai ficar disponível esta semana e deverá ter um lançamento faseado ao longo das próximas semanas. Visto que na publicação online onde são reveladas as novidades são feitas referências à Black Friday, é de esperar que para já só nos EUA é que as novas ferramentas estejam disponíveis.



A Google não revela no entanto se o novo sistema de pesquisas vai funcionar para todos os produtos comerciais ou apenas para algumas categorias, como produtos tecnológicos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico