Depois do governo britânico ter decidido testar a votação por mensagem de texto e televisão digital, um grupo de eleitores de Liverpool vai também poder votar por telemóvel e pela Internet nas próximas eleições municipais de Maio. Esta iniciativa que engloba 20 mil eleitores das localidades de Everton e Church – onde apenas 14,5 por cento e 24,5 por cento dos eleitores votaram em 2000 – faz parte de um projecto piloto que visa combater a abstenção.



Quanto ao processo de voto os eleitores vão receber um código – uma palavra passe digital – que depois irão digitar na Internet, ou no seu telemóvel. Quanto à segurança destes códigos uma nova tecnologia desenvolvida pela empresa de telecomunicações British Telecom irá assegurar que os mesmos não sejam violados, ao mesmo tempo que impede a divulgação do sentido de voto de cada eleitor participante.



Segundo um porta voz da Câmara Municipal de Liverpool o governo britânico permitiu, numa decisão inédita, a revogação da lei eleitoral para possibilitar a realização do teste de novas formas de voto nestas eleições.



No âmbito desta iniciativa vão fazer parte da experiência Liverpool e Sheffield com a votação electrónica, sendo que as cidades de Crewe e Nantwich, St Albans e Swindon estarão a acompanhar a votação via Internet feita a partir de casa, bibliotecas e quiosques de votação em locais públicos.



Todavia, algumas organizações têm vindo a demonstrar alguma preocupação relacionada com os riscos de segurança que uma votação online pode representar. Grupos de defesa das liberdades públicas afirmaram já que a utilização de um código não será a mesma coisa que apresentar o bilhete de identidade na urna de voto.



Notícias Relacionadas:

2002-03-22 - França testa voto electrónico nas próximas eleições presidenciais

2002-02-12 - Reino Unido testa e-voting nas eleições locais em Maio

2001-12-02 - Smart card na base da segurança do voto electrónico na Assembleia portuguesa

2001-05-04 - Alemanha prepara voto pela Internet em 2006

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.