A informação foi divulgada pela própria empresa, que pede aos utilizadores que levem a cabo algumas medidas para minimizar o impacto do ataque. Mas o que a Yahoo ainda não revela é a possível dimensão do problema. Sabe-se apenas que os atacantes tiveram acesso a nomes de utilizador e respetivas passwords de acesso às contas.



Para já a empresa explica, numa nota publicada esta quinta-feira, que as investigações realizadas até à data indicam que a falha que permitiu realizar o ataque está numa base de dados de uma empresa parceira, já que ainda não foi possível identificar qualquer problema nos sistemas da empresa.



Na sequência da descoberta a Yahoo explica que está a obrigar todas as contas afetadas a redefinirem a password de acesso e solicita ao resto dos utilizadores que façam o mesmo. A empresa está também a introduzir um segundo sistema de verificação de acessos, que será aplicado a todos os utilizadores e que pretende reforçar os mecanismos de segurança das contas.



No início de janeiro foi descoberto outro ataque à Yahoo que poderá ter afetado 2 milhões de utilizadores de serviços da empresa. Neste caso, o ataque foi suportado em malware que esteve durante vários dias escondido em anúncios exibidos nas páginas web dos vários serviços da empresa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico