Circula na Internet uma nova tentativa de ataque à segurança dos utilizadores. Os Panda Labs identificaram um novo trojan bancário, o Banker.L.SL. Trata-se de um código malicioso criado para recolher dados de acesso a contas bancárias ou a serviços de comércio electrónico que chega ao computador num email alusivo à Páscoa, onde se sugere a visualização de um vídeo. É quando acede ao vídeo que o utilizador descarrega o código malicioso e um conjunto de ficheiros txt onde vai ser armazenada a informação recolhida pelo esquema.
O código está programado para recolher não apenas informação escrita no teclado, mas também para registar os movimentos do rato e fazer a captura de imagens do ecrã. A informação recolhida e guardada é depois enviada para uma página de Internet, concluiu a Panda da análise ao vídeo incluído na mensagem de email.
A tentativa de ataque deverá ser de origem brasileira e considerada pelos especialistas da Panda de "uma categoria de malware especialmente activa em Portugal e bastante perigosa". O texto que a ilustra está escrito em português e será dirigido a portugueses e brasileiros.
A empresa de segurança repete os conselhos básicos de segurança na Internet recordando que os utilizadores não devem abrir emails com proveniência desconhecida ou duvidosa, mesmo que o assunto seja sugestivo, já que essa é precisamente uma das técnicas mais usadas para garantir o sucesso dos ataques.
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários