Em comunicado, os CTT referem que "esquemas de phishing com alegadas encomendas para levantar são muito frequentes e podem chegar através de email, SMS ou aliciamento através das redes sociais", tratando-se de abordagens que "não são verdadeiras", mas antes "uma tentativa falsa com vista à obtenção de dados pessoais e bancários, sem qualquer ligação aos CTT".
Clique nas imagens para mais detalhes
O phishing é uma técnica de fraude online em que, através de mensagens SMS, emails ou publicações nas redes sociais, se tenta obter informações confidenciais, como contas de login, passwords ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança como se de comunicações oficiais se tratasse.
O objetivo destas comunicações é encaminhar o utilizador para um site falso, de modo que este forneça os seus dados confidenciais, explicam os CTT.
Alertando os consumidores para que se informem "antes de clicar em alguma comunicação CTT que lhe pareça suspeita", os Correios de Portugal dizem estarem disponíveis no site oficial da empresa todos os esquemas de phishing em circulação, bem como a forma de os detetar e agir.
O SAPO TEK tem reunido vários exemplos de phishing numa galeria que está em permanente atualização. Clique nas imagens para mais detalhes.
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Costuma gravar vídeos ou apresentações? Esta ferramenta gratuita transforma o browser num teleponto -
App do dia
Tem estofo para ser um Padrinho da Máfia? Torne-se o rei da cidade neste jogo para smartphones -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários