No âmbito dos programas de promoção da qualificação dos recursos humanos desenvolvidos pelo Ministério da Ciência Inovação e Ensino Superior, a Agência de Inovação lança hoje oficialmente o site deGRAU Científico, através do qual se pretende promover um melhor contacto entre empresas e profissionais qualificados. Em paralelo a AdI mantém uma série de programas de incentivo à formação e qualificação de recursos humanos, entre os quais se contam o Apoio à Inserção de Doutorados e Mestres nas Empresas e as Bolsas de Doutoramento em Empresas.



Funcionando como ponto de encontro, o novo website permitirá às empresas verificarem os recursos humanos com mestrados, doutoramentos e pós doutoramentos que estão disponíveis no mercado, enquanto os próprios candidatos podem ter uma visão mais direccionada da oferta de emprego nesta área.




O registo de candidatos no site está disponível a partir de 15 de Dezembro, enquanto as empresas se poderão registar apenas a partir de Janeiro de 2005. No site constam já alguns nomes de candidatos e também oportunidades de empregos em empresas.



Entre os instrumentos que são disponibilizados Às empresas para integrarem funcionários mais qualificados nos seus sites, o Apoio à Inserção de Doutores e Mestres nas Empresas recebeu 165 candidaturas entre 1997 e 2003, das quais 148 foram aprovadas.



Também hoje a Fundação para a Ciência e Tecnologia vai assinar novos protocolos com 32 instituições no âmbito do Programa Nacional para o Reequipamento Científico. Os primeiros protocolos tinham sido assinados a 9 de Dezembro, absorvendo 24,5 milhões dos 84 milhões de euros disponíveis no âmbito deste programa.



Com os novos protocolos ficam atribuídos mais 40 milhões de euros que finalmente irão passar para as mãos das instituições seleccionadas no âmbito do concurso público iniciado em Dezembro de 2001 e concluídos em Abril de 2002. Recorde-se que este programa esteve suspenso devido ao bloqueio das verbas do POCTI, o programa de financiamento baseado em fundos comunitários que sustenta esta iniciativa.

Notícias Relacionadas:

2004-10-18 - Empresas portuguesas dominam Fórum CYTED/IBEROEKA

2004-04-12 - Ministra da Ciência e Ensino Superior quer triplicar investigadores até 2010

2004-01-19 - POSI e POCTI reestruturados e reforçados com reserva de fundos comunitários