Há novidades na "rede social" da Google. A gigante da Internet acrescentou um conjunto de novas funcionalidades ao Google+ que, entre outras possibilidades, passa a permitir a integração com os utilizadores do Google Apps.

A ativação do Google+ nas organizações e empresas poderá ser feita manualmente, havendo um guia online disponível. Depois bastará que os utilizadores façam o log in na rede ou criem uma conta, caso não tenham.

Os clientes que usem o Google Apps for Business ou a versão gratuita do Google Apps que tenham acionado a atualização de serviços, não terão de se preocupar com os procedimentos, já que o Google+ ficará disponível automaticamente nos próximos dias.

Com esta integração, os utilizadores do Google Apps terão acesso às funcionalidades oferecidas aos "subscritores" da rede social, mas além da partilha pública ou com os círculos, têm também a possibilidade de partilhar conteúdos com todos os colaboradores da organização, mesmo quem não tenha sido adicionado a um círculo.

Recorde-se que a "aproximação" do Google+ às empresas começou a ser falada muito pouco tempo depois do lançamento oficial do serviço, com a gigante das buscas a pedir na altura às organizações que aguardassem pela versão que lhes seria destinada, ao invés de começarem a utilizar a versão otimizada para o utilizador final.

Para as empresas que não respeitaram o "apelo" e decidiram criar uma conta pessoal, a Google diz estar a preparar uma ferramenta para ajudar à migração de conteúdos, nomeadamente dos círculos estabelecidos, que deverá estar pronta nas próximos semanas.

"A integração é apenas o início. Vamos continuar a adicionar funcionalidades e a melhorar a forma como o Google+ interage com o Google Apps, e queremos conhecer as vossas sugestões", refere Ronald Ho, gestor de produto, no blog Google Enterprise.

Mais novidades +
A integração entre o Google+ e o Google Apps foi apenas uma das quatro novidades anunciadas por Vic Gundotra, Senior Vice President of Engineering da Google, no blogue oficial da empresa. Além desta, o serviço vai passar a permitir ver quais os conteúdos e publicações mais populares, através da secção "What's Hot".

A funcionalidade Ripples, disponível através do botão "View Ripples" permite ver toda a atividade relacionada com determinado post ou comentários público.

Do conjunto de novidades faz ainda parte o Creative Kit, que agrega ferramentas de edição de imagem, permitindo alterar fotos diretamente no Google.