A maior parte das empresas estão a enfrentar algumas dificuldades na adopção das redes sociais como forma de negócio. As conclusões são do Burton Group e referem um elevado nível de incerteza em redor dos novos média.

Segundo a consultora, as empresas estão a lutar com problemas não-tecnológicos, como questões de negócio, métricas, políticas e controles, papéis e responsabilidades, modelos de participação dos funcionários e dinâmicas culturais.

O núcleo do problema, no entanto, é a desconexão entre rede social e a cultura tradicional do negócio empresarial. "As redes sociais têm de ser vistas menos como uma questão tecnológica e mais como uma ferramenta de negócios. Para isso, é necessária uma mudança de comportamento", refere o Burton Group.

Face ao cenário, prevê-se que a adopção das redes sociais a nível empresarial se revele lenta. "A maior parte das empresas não irá integrar o Facebook ou o Twitter nos seus negócios até que veja claramente os benefícios alcançados por outras companhias", considera a consultora.