A cadeia de lojas Ensitel está debaixo de fogo nas redes sociais depois de ter decidido recorrer a tribunal para obrigar Maria João Nogueira, criadora do blog Jonasnuts, a apagar posts publicados entre Fevereiro e Maio de 2009 sobre um conflito com a empresa, acerca de um telemóvel.



A história remonta a 2009, quando Maria João Nogueira começou a descrever no seu blog as "peripécias" que enfrentou quando o Nokia E71, adquirido como oferta na Ensitel, avariou.



O caso acabou por chegar ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa e ao tribunal, que acabaria por dar razão à Ensitel. "Não concordei com a decisão do juiz, mas acatei a mesma. Achei que recorrer seria perder tempo e dinheiro. Fui à Nokia com o telefone e em 15 minutos resolveram-me a questão e por mim o assunto tinha morrido aí", referiu Maria João Nogueira em declarações ao TeK.



Mas não foi isso que aconteceu. O diferendo vai agora voltar à barra do tribunal, mas numa outra perspectiva. Os advogados da Ensitel tinham contactado a responsável pelo Jonasnuts, em Agosto último para que apagasse os posts publicados sobre assunto e, mediante a recusa desta, avançaram para a Justiça.



A atitude da Ensitel está a suscitar duras críticas na comunidade Twitter e na página do Facebook, com os comentadores a acusarem a empresa de atentar contra a liberdade de expressão.



A marca, entretanto, viu-se obrigada a emitir um comunicado, onde refere que não põe minimamente em causa qualquer tipo ou forma de liberdade de expressão, "mas repudia, rejeita e não aceita ser alvo de uma autêntica campanha difamatória, assente em factos absolutamente falsos que têm como único intuito denegrir a imagem e boa reputação que a Ensitel construiu ao longo de 21 anos, apenas porque o cliente não se conformou com uma decisão judicial que lhe foi desfavorável", pode ler-se.



Maria João Nogueira nega a "perseguição" de que, implicitamente, é acusada na nota publicada. "Não escrevia sobre o assunto há quase dois anos e, na altura, limitei-me a relatar os factos e a emitir a minha opinião sobre os mesmos. Só voltei a falar da Ensitel em reacção à carta que me enviarem com a ameaça de recorrer novamente aos tribunais, caso não retirasse esses posts".



Assegurando que não quer alimentar mais polémicas, a responsável afirma que gostava que a Ensitel se apercebesse do erro - que nomeadamente lhe poderá "sair caro" em termos de reputação da marca - e retirasse a queixa. "Não percebo porque é que se lembraram disto passado este tempo todo. Era um assunto que para mim já estava esquecido".

Patrícia Calé

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