Começa esta quarta-feira a entrega online de declarações de IRS para trabalhadores que durante o ano passado apenas tenham obtido rendimentos de trabalho dependente ou de pensões (modelo 3).

Os interessados em submeter a sua declaração electrónica de rendimentos poderão fazê-lo até dia 15 de Abril, beneficiando dos já habituais "incentivos" à opção pela Internet.

Para além de poupar no custo dos impressos, este ano, quem optar pelo canal electrónico, verá antecipado o prazo de reembolso - que será efectuado até ao 20º dia após a apresentação da declaração, desde que seja indicado um NIB válido e a liquidação não fique dependente de qualquer medida de controlo interno de cariz automático.

Poderão também contar com ajudas ao preenchimento da declaração e notificação a respeito de qualquer divergência entre os valores declarados e os que são conhecidos da Direcção Geral de Contribuições e Impostos, que podem ser de imediato corrigidos.

À semelhança do que já aconteceu o ano passado, foram criados postos de atendimento nos Serviços de Finanças e Direcções de Finanças para facilitar o acesso à Internet por parte dos contribuintes, destinados exclusivamente à entrega online das declarações de rendimentos.

O sistema de entrega online tem vindo a posicionar-se como uma alternativa séria à entrega presencial, apresentando um crescimento anual constante desde que foi criado. O ano passado, 3,62 milhões de portugueses optaram por este método para entregar as suas declarações, mais 232 mil que em 2008. A "procura" mais expressiva registou-se na 1ª fase, onde o crescimento foi de 27 por cento, face a igual período do ano anterior.