Uma portaria do Ministério das Finanças prolongou o período de entrega das declarações de IRS através da Internet. A extensão do período de entrega permite aos trabalhadores por conta de outrem fazerem chegar a suas declarações fiscais às finanças até ao próximo dia 8 de Abril, quando o prazo para proceder à entrega nas repartições termina no dia 15 de Março.



Para os trabalhadores do regime misto ou independente os timings de entrega foram igualmente ampliados, passando de dia 30 de Abril, para o dia 22 de Maio. Da mesma forma, o anexo J (referente a dados sobre retenções e salários) também tem prazos de entrega alargados, mas neste caso apenas de uma semana até ao próximo dia 7 de Março. A extensão de prazos para o suporte Internet tem como objectivo incentivar a sua entrega por esta via, segundo justifica o Ministério das Finanças.



Até à passada sexta-feira, dia em que o Ministério tornou público o alargamento dos prazos de entrega das declarações fiscais, tinham sido entregues pela Internet mais de 1.2 milhões de declarações entre IVA, IRC e IRS e retenções. O valor apurado pelo Ministério revela um crescimento da procura do meio, tendo em conta que durante todo o ano de 2003 foram perto de 1,7 milhões os contribuintes que utilizaram este meio.



Dados estatísticos do Ministério das Finanças apontam ainda para o crescimento do número de utilizadores registados - no site da Direcção Geral de Contribuições e Impostos para a entrega de declarações electrónicas - por forma a poderem utilizar a Internet para realizar as suas obrigações fiscais. Ao longo de todo o ano passado foram emitidas 823.164 senhas de acesso, enquanto nos dois primeiros meses deste ano o número de novos utilizadores ascende a 392.012.



Notícias Relacionadas:

2003-01-30 - Novo decreto-lei altera nomenclatura de documentos electrónicos