Terminou ontem o prazo legal para a entrega das declarações anuais de impostos, através da Internet. Usaram o canal online para fazer chegar o seu IRS aos serviços do Ministério das Finanças pouco mais de um milhão de contribuintes (1.083.392), contra os 782.564 registados no ano passado, o que resulta num crescimento de 38,4 por cento.



Só este ano já usaram o Portal da DGCI para entregar declarações de IRS 1.272 mil contribuintes, um valor que se aproxima do valor total registado no ano passado (1,7 milhões), quando ainda falta mais de um mês para terminar o prazo legar para a entrega das declarações de 2ª fase.



A data inicialmente prevista para entrega das declarações anuais de impostos pela Internet terminava no passado dia 27 de Março e já nessa altura o crescimento da utilização do serviço online atingia os 35 por cento. Na altura em que divulgou os primeiros números, o Governo acrescentou que só entre os dias 10 e 24 de Março foram pedidas 315 mil novas senhas de acesso ao site da DGCI.



Recorde-se que este ano o Governo introduziu um sistema de alertas que tem como objectivo ajudar no preenchimento online das declarações de IRS e eliminar erros que atrasam o processo de reembolso e exigem a deslocação dos cidadãos aos serviços. O novo sistema de alertas é um primeiro passo para um conjunto de novas funcionalidades já em desenvolvimento, que irão permitir o pré-preenchimento das declarações de impostos pelos serviços com dados já disponibilizados pelas entidades patronais e outros serviços do Estado.



Foi ainda estabelecida uma parceria com o Ministério da administração Interna, para que as Juntas de Freguesia disponibilizassem acesso á Internet e ajudassem no preenchimento das declarações de cidadãos que pretendiam usar o canal online mas não tivessem acesso à Internet.



Notícias Relacionadas:

2006-03-27 - Prazo de entrega online de IRS prolongado por mais uma semana

2006-02-17 - Sistema de alertas para declarações de IRS online reduz tempo de resolução de irregularidades

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.