A comunidade portuguesa no jogo eRepublik tem uma representação baixa que torna a posição de Portugal mais fraca face a países com tendência expansionista, como a Polónia e a Espanha, que têm vindo a anexar outros países na IV Guerra Mundial. Este é o cenário de um jogo de simulação social, onde decorre o dia 788 do Novo Mundo.

O jogo é gratuito e qualquer internauta se pode tornar cidadão do país que escolher, desempenhando depois os papéis que lhe aprouver neste mundo virtual. A participação está aberta em várias vertentes, desde a económica e empresarial à militar e política, podendo os cidadãos exercitar a interacção social com os restantes internautas e atingir um determinado estatuto, realizando feitos nos quais são depois reconhecidos.

Como noutros jogos semelhantes, a conjugação de esforços para atingir determinado feito é importante, e por isso mesmo a comunidade de jogadores portugueses quer alargar os seus militantes, para fazer face a países como a Polónia, que recentemente engrossou as suas fileiras e é neste momento o país com maior população no eRepublik.

Esse crescimento deu à Polónia novos desígnios expansionistas e já anexou a Alemanha, uma tendência que Espanha também seguiu com a anexação da totalidade de França.

Portugal nem sequer aparece no top ten dos países com mais população, contando actualmente com menos de 2 mil jogadores, uma situação que os cidadãos do Portugal virtual envolvidos no eRepublik querem alterar, incluindo o Presidente de Portugal, Pedro Cruz.

"O Governo que lidero, enquanto Presidente de Portugal recentemente eleito, tem procurado dinamizar a comunidade através do lançamento de jogos sociais e do debate e informação constantes, ao mesmo tempo que tentando sempre estabelecer contactos com o exterior para aumentar a dimensão da mesma", explica o líder político de Portugal neste jogo.

O Governo de Portugal virtual lançou um repto ao TeK para divulgação do jogo de modo a conseguir aumentar o número de participantes e garantir um reforço do poder do país face aos concorrentes, entre os quais o “velhos aliados/inimigos” espanhóis. A comunidade disponibilizou até aos leitores do TeK um link para registo com o qual podem contribuir para o reforço dos cofres do Estado quando atingirem um determinado nivel dentro do eRepublik, ajudando a desenvolver o país.