A par da SITIC, a FIL recebe nos próximos dias 3 e 4 de Novembro o Encontro Rede de Espaços Internet, uma iniciativa que irá incluir diversas acções de formação e desenvolvimento de actividades destinadas a monitores e ao público-alvo destes centros de promoção das novas tecnologias, designadamente, os jovens, os idosos, imigrantes e cidadãos com necessidades especiais.



Durante o evento será disponibilizada a utilização livre de computadores e da Internet pelo público e decorrerão acções de vários tipos, destinadas ao público geral, nomeadamente, actividades de iniciação, de atribuição de Diplomas de Competências Básicas em TIC, de informação acerca de práticas seguras de utilização da Web e dos computadores, acesso a serviços públicos online, como a solicitação de certidões, entre outros.



Este encontro insere-se, como o nome indica, na Rede de Espaços Internet, um conjunto de centros distribuídos pelo país que promovem a utilização das novas tecnologias como ferramenta de aprendizagem e de inclusão digital por forma a minimizar o nível de info-exclusão no território nacional.


Desta forma, é colocado à disposição dos cidadãos material informático e o apoio de monitores especializados de forma gratuita e de fácil acesso. Cada posto de acesso tem entre três e doze computadores, sendo a média de equipamentos por Espaço Internet de 6,5 equipamentos, a maioria deles com ligação ADSL.



No total existem 840 Espaços Internet no país que funcionam em conjunto com outros criados por autarquias, em instituições de solidariedade social, centros de inclusão digital e outras colectividades.



Tal como o projecto, o encontro é organizado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento, em colaboração com o Programa Operacional Sociedade do Conhecimento.

Notícias Relacionadas:

2006-08-03 - Espaços Internet ultrapassam os 550 postos em Portugal