Deu entrada num tribunal britânico um processo contra quatro indivíduos de leste que poderão tornar-se nos primeiros condenados pela autoria de ataques phishing. Os visados, dois homens e duas mulheres, são originários da Rússia, Estónia e Ucrânia e têm 25, 30, 31 e 34 anos. Sobre todos recaem acusações de fraude e conspiração que terão lesado em milhares de euros vários bancos.



Os indivíduos que alegadamente pertencem a uma rede organizada que se dedica ao roubo de identidade e de dados pessoais que lhes permitam aceder às contas bancárias das vítimas e roubar dinheiro, vão agora esperar até ao dia 21 de Outubro, data da primeira audiência para serem julgados.



A notícia, avançada pelo Financial Times, explica que a detenção dos indivíduos foi possível devido à colaboração de várias entidades policiais estrangeiras, o que facilitou o trabalho de investigação da Unidade Nacional Britânica para os Crimes High-Tech.



Os quatro indivíduos são os primeiros a ser julgados por este tipo de casos que no último ano tem afectado utilizadores da banca online por todo o mundo.



Geralmente os autores deste tipo de fraude enviam mensagens de email fazendo-se passar pela entidade bancária do cliente com links que direccionam o utilizador para sites cópia, muito idênticos aos do banco, onde se solicita que introduzam os seus dados de acesso à conta bancária.



Segundo as autoridades estão a ser investigados outros três indivíduos de leste ligados à mesma rede.



Notícias Relacionadas:

2004-09-14 - Symantec disponibiliza nova ferramenta contra phishing

2003-07-23 - Novas formas de cibercrime preocupam autoridades norte-americanas