Atualmente é preciso estar com maior sentido de alerta para esquemas maliciosos, não apenas através das redes sociais ou email, como também em chamadas telefónicas. Há um novo esquema que pode roubar as credenciais das contas Google e tudo começa com uma chamada telefónica gerada por inteligência artificial.

Como avança o Metro, este tipo de esquema já tinha sido registado pela primeira vez em maio de 2024, mas está cada vez mais sofisticado com o reforço das ferramentas de inteligência artificial. A IA ajuda a criar chamadas realistas às vítimas, com a informação de que a conta do Gmail da vítima foi comprometida. Depois dessas chamadas, seguem-se o envio de emails para a conta do Gmail, que parecem legítimos e enviados pela própria Google.

Os emails contêm links suspeitos, mas que podem parecer reais, caso não esteja atento. Ao clicar nesses links podem ser roubadas informações como a identidade do utilizador, assim como dados financeiros e pessoais. Este tipo de esquemas, enviado em grande escala, aproveita-se da distração das pessoas, que estão ocupadas e muitas vezes não dão conta que os contactos são falsos.

A IA generativa é utilizada para afinar o realismo das mensagens, além das chamadas sofisticadas  de voz a fazerem-se passar por humanos. O roubo de uma conta Google tem uma maior preocupação devido à quantidade de serviços associados, não apenas o Gmail, como as credenciais que são guardadas do Passwords, entre outros.

Existem algumas pistas que podem rapidamente ajudar a despistar uma chamada ou mesmo um email. Receber telefonemas de números anónimos ou muitas vezes do estrangeiro é indicador que pode estar a ser vítima de um esquema. Não atenda ou desligue de imediato se a voz parecer pouco natural. Verifique também o endereço do email, se tem caracteres estranhos. Os textos podem conter erros e imprecisões. Quando há links, nunca clique neles sem verificar a autenticidade. Pode passar o rato por cima (sem clicar) e ver todo o endereço.