O governo norte-americano recrutou durante o ano de 2003 dezenas dos seus melhores investigadores da área da Internet para o FBI numa tentativa de demonstrar publicamente o seu empenho na luta contra o crime informático.

O Departamento de Justiça designou este esforço "Operação E-Con", o qual consiste numa série de investigações nos últimos 5 meses que têm visado as áreas de investimentos duvidosos, venda de software roubado e fraude bancária online, entre outras.

Em conferência de imprensa, o Procurador-geral da Justiça norte-americano, John Ashcroft classificou a iniciativa de "decisiva" e que esta representava "um esforço nacional coordenado para identificar e tomar acção contra os crimes económicos realizados na Internet".

Segundo estudos oficiais o número de pessoas vítimas de crimes deste tipo é de pelo menos 89 mil nos EUA e envolveu até agora cerca de 176 milhões de dólares. Nesta operação estão envolvidos o FBI, os Serviços Secretos Norte-Americanos, o IRS, o Serviço de Inspecções Postais, a Federal Trade Comission e as polícias estaduais e locais norte-americanas.

Notícias Relacionadas:
2003-04-10 - Fraude na Internet triplica em 2002
2002-01-04 - FBI "volta atrás" no conselho aos utilizadores sobre bug da Microsoft