Buraka Som Sistema, David Fonseca, Os Pontos Negros, Xutos e Pontapés e X-Wife são os "ilustres" nomeados para a categoria Best Portuguese Act e candidatos a representar Portugal na 16ª Edição dos MTV Europe Music Awards (EMA), que acontece em Novembro, na cidade de Berlim, Alemanha



As opções são várias e os géneros díspares, contemplando desde artistas com vários anos de carreira, como é o caso dos Xutos e Pontapés, a bandas ainda recentes, como Os Pontos Negros.

A votação decorre online até dia 11 de Outubro. O objectivo é eleger a melhor actuação de cada país. O vencedor desta categoria será anunciado dia 21 de Outubro e vai depois representar o país na categoria Melhor Artista Europeu (Best in Europe), onde concorrem mais 21 nomeados.

Os escolhidos serão depois sujeitos a nova votação, a decorrer entre 12 de Outubro e 1 de Novembro da qual vão sair os nomes dos cinco finalistas. O vencedor absoluto será depois conhecido a 5 de Novembro, na cerimónia de entrega dos MTV EMA, que conta com transmissão em directo pela MTV Portugal.

Os prémios anuais de música da MTV têm vindo a projectar o nome de vários artistas portugueses, como os Buraka Som Sistema, que ganharam o Portuguese Act no ano passado e estão mais uma vez na corrida.

Na lista de vencedores do Best Portuguese Act constam bandas como Blind Zero (2003), Da Weasel (2004), The Gift (2005), Moonspell (2006) e Da Weasel (2007).