Existem pessoas dentro dos estúdios da Paramount Pictures, da Warner Bros., da Sony Pictures, da 20th Century Fox e da Disney que usam o serviço BitTorrent para piratearem filmes, jogos, séries e pornografia. O universo de Hollywood que tanto se queixa da partilha ilegal de ficheiros, também faz uso do mesmo serviço.

Uma investigação feita em parceria entre o TorrentFreak e a empresa de monitorização Scaneye, descobriu este facto irónico. Através da análise dos IPs estáticos atribuídos aos diferentes estúdios, monitorizaram os downloads que foram feitos pelas produtoras cinematográficas.

A título de exemplo, alguém dentro da Paramount Pictures descarregou o filme The Hunger Games e um episódio da série Sons of Anarchy. Na Warner Bros. o filme The Expendables II e um episódio da série NCIS fazem parte da lista de "partilhas". Na Sony Pictures alguém fez download de um jogo para Xbox, do filme Ice Age Continental Drift, na Disney preferiram o sexto filme The Fast and Furious, enquanto na 20th Century Fox uma das escolhas recaiu na série 90210.

Na realidade os downloads registados podem ter sido feitos por um empregado de limpeza, por um moço de recados, por um ator famoso ou por um realizador.

Mas em qualquer um dos casos, da mesma maneira que os estúdios não estão muito interessados em saber quem processam pelo simples argumento de "é o dono do IP", então parece que nestes casos o mesmo tipo de responsabilidades e infrações podiam ser atribuídas aos líderes dos diferentes estúdios.

Como escreve o TorrentFreak, "talvez a Motion Pictures Association of America (MPAA) queira começar a limpeza dentro da sua própria casa, enquanto muito material protegido por direitos de autor está a ser partilhado por empregados dos maiores estúdios de Hollywood".


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.