A informação foi adiantada esta quarta-feira pela vice-procuradora-geral norte-americana, Lisa Monaco. A número dois do Departamento de Justiça norte-americano revelou novos pormenores dos ataques durante um discurso que incentivou as organizações atingidas pelos ransomware a denunciar o crime às autoridades.
Monaco lembrou que um hospital do Kansas que pagou um resgate em 2021 após ser atacado entrou também em contacto com o FBI, que rastreou o pagamento e identificou lavagens de dinheiro na China que ajudaram os hackers norte-americanos a lucrar de forma ilícita. O FBI conseguiu recuperar meio milhões de dólares, incluindo todo o pagamento do resgate do hospital.
"Se vocês denunciarem esse ataque, se vocês denunciarem o pedido e o pagamento do resgate, se vocês trabalharem com o FBI, podemos agir", disse a responsável na Conferência Internacional sobre Segurança Cibernética, organizada pela Universidade de Fordham.
"Podemos seguir o dinheiro e recuperá-lo; podemos ajudar a evitar o próximo ataque, a próxima vítima; e podemos responsabilizar os criminosos", acrescentou.
Em 2021, as autoridades nos Estados Unidos lutaram para enfrentar uma onda de ransomware. Embora o ritmo de ataques de em larga escala pareça ter diminuído, alvos, como hospitais, continuam a ser afetados.
No mesmo evento, o diretor do FBI, Christopher Wray, disse que o ransomware está a ser cada vez mais implementado por governos hostis que procuram destruição. "A outra coisa estamos a ver cada vez mais são os agentes de ransomware a fazer mais do que apenas bloquear o sistema. Eles estão a exfiltrar as informações e ameaçam libertar os dados", disse Wray.
A variante de ransomware, conhecida como "Maui", visava especificamente hospitais e organizações de saúde pública em todo o país.
Funcionários do Departamento de Justiça dizem que o ataque ao hospital do Kansas, que não identificaram, aconteceu em maio de 2021, quando hackers criptografaram os arquivos e servidores daquela unidade. O hospital pagou cerca de 100 mil dólares em Bitcoin para recuperar os dados.
O departamento disse que, além de recuperar o pagamento do hospital do Kansas, também recebeu de volta um pagamento de um profissional de saúde no Colorado que foi afetado pela mesma variante do ransomware Maui.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
HMD Offgrid desafia aventureiros e garante comunicações em qualquer sítio do planeta através de satélite -
App do dia
AI Game Master apresenta uma aventura de texto onde as escolhas do jogador criam novas histórias -
Site do dia
Como é o seu bem estar digital e de que forma a tecnologia influencia a sua vida? -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários