O Departamento de Justiça norte-americano confirmou que está a investigar o acordo estabelecido para o Google Books entre a empresa, editoras e autores, por possível violação das leis da concorrência.

O acordo para a publicação de livros e revistas online, avaliado em 125 milhões de dólares, foi fechado no ano passado, mas ainda aguarda aprovação legal.

Numa carta endereçada ao juiz responsável pelo processo, o DOJ informa o tribunal que está a investigar o acordo, mediante queixas de terceiros deste poder violar as leis norte-americanas da concorrência.

"O DOJ ainda não chegou a qualquer conclusão sobre o mérito destas preocupações ou sobre o possível impacto que o acordo pode ter em termos concorrenciais. Contudo, achámos que as questões levantadas pelo negócio proposto necessitam de ser melhor analisadas", refere-se na nota ao juiz.

O departamento de justiça indica igualmente que já requereu o acesso a documentos e outra informaçao às partes envolvidas no processo, estando também a agendar reuniões.

O tribunal, por sua, vez marcou para 7 de Outubro uma audiência para discutir o acordo proposto e convidou o DOJ a fazer chegar a sua opinião assim como a marcar presença no encontro.

Recorde-se que o impacto do Google Books também está a ser investigado na Europa, numa iniciativa que partiu de uma petição entregue pelo governo alemão e apresentada aos 27 numa reunião dos ministros da indústria em Bruxelas.