Em Dezembro, 93,95 por cento das mensagens recebidas pelos portugueses eram correio electrónico não solicitado e 13,14 por cento eram provenientes dos Estados Unidos da América, revela o último relatório da AnubisNetworks.

Durante a época natalícia manteve-se uma tendência já patente na anterior análise fornecida pela empresa, com os EUA a dominarem o Top10 dos emissores de Spam, seguidos pelo Brasil, de onde chegam 8,60 por cento das mensagens.

Portugal também marca presença na tabela de spammers, ocupa o oitavo lugar, tendo sido identificado como país de origem de 2,79 por cento das mensagens indesejadas durante o mês de Dezembro.

O mês do Natal revela-se assim menos propício ao envio de spam, registando um decréscimo face ao mês de Novembro, altura em que a percentagem de correio não solicitado era de 94,84 por cento. Na contagem anterior, relativa ao período do Carnaval, os níveis eram ainda mais elevados, chegando aos 97 por cento.

Entre os principais "produtores" de mensagens indesejadas em Dezembro estiveram também o Vietname, Coreia, China, Índia, Rússia, Alemanha, Polónia, Ucrânia e Roménia.

[caption]Top10 dos Spammers em Dezembro 2009[/caption]