O Governo federal norte-americano vai reforçar a aposta nas questões relacionadas com segurança na Internet, com um investimento de "vários milhares de milhões de dólares".

A informação foi avançada pela directora do departamento de aquisições na área da tecnologia, dos serviços de inteligência norte-americanos.

Durante uma conferência sobre cibersegurança, Dawn Meyerriecks anunciou que o seu departamento iria financiar, em parceria com o departamento para a Ciência e Tecnologia, da Casa Branca, uma investigação de fundo na área da cibersegurança, relata hoje o The Washington Post.

O objectivo é fazer face às ameaças de hacking com que actualmente se deparam as agências federais, adoptando uma "abordagem inovadora". A responsável identificou três objectivos, que deverão servir de orientação à nova agenda.

A primeira é a criação de "espaços de confiança criados à medida", ou seja, a definição de vários níveis de segurança na Internet, consoante esta se destine ao desempenho de actividades governamentais ou não governamentais. Não é preciso um nível de segurança tão elevado quando se fazem pesquisas sobre resultados de jogos de basebol como quando se transferem dados bancários ou de segredos de Estado, sustentou.

O segundo pilar da estratégia passa pela criação de "alvos em movimento", procurando criar sistemas de segurança que mudam constantemente, aumentando a incerteza dos hackers quanto aos alvos a atacar, e reconhecendo que todos os sistemas acabam, inevitavelmente, por tornar-se vulneráveis.

Outra das componentes a estudar serão os "incentivos económicos", uma estratégia que envolve a procura de formas de incentivar os cidadãos a usarem soluções de segurança no seu uso da Internet.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.