A Comissão Europeia anunciou a extensão até 2013 do programa Internet Mais Segura. Em vigor desde 2005, o programa contempla um conjunto de iniciativas dirigidas à protecção das crianças que procuram envolver autoridades europeias e locais, reguladores, professores e alunos.



A nova extensão do programa vai compreender o período entre 2009 e 2013 e conta com um investimento de 55 milhões de euros. Ainda em vigor está a primeira formulação do Internet Mais Segura, que arrancou em 2005 e tem à disposição um investimento de 45 milhões de euros para quatro anos de abrangência.



Em comunicado, a Comissão alinha as grandes prioridades do novo Internet Mais Segura que em traços gerais são as mesmas do seu antecessor: ajudar a garantir mecanismos locais para a denúncia de conteúdos ilegais e aspectos de má conduta; incentivar iniciativas de auto-regulação; sensibilizar o público e estabelecer uma base de conhecimentos sobre a utilização de novas tecnologias pelas crianças.



A CE diz também que é seu objectivo enquadrar nesta nova fase do programa preocupações com os chamados serviços da Web 2.0, como as redes sociais.



Os programas Internet Mais Segura sucedem a uma primeira iniciativa dirigida à segurança das crianças na Internet que dava pelo nome de Safer Internet Action Plan.



Notícias Relacionadas:

2008-02-12 - Novo portal promove utilização segura da Internet

2008-02-07 - Portal Internet Segura recebe 7.200 visitantes e mais de mil denúncias

2004-12-09 - Europa reforça programa para melhorar segurança das crianças na Internet