O Parlamento Europeu aprovou hoje a criação de um sistema europeu de resolução de litígios, que funcionará de forma independente dos tribunais e que será suportado numa plataforma online, acessível em todos os países e nas diferentes línguas oficiais europeias.
A legislação aprovada desdobra-se em dois diplomas que vão criar os sistemas de resolução alternativa de litígios (RAL) e de resolução de litígios em linha (RLL).
Este último permitirá que consumidores e operadores económicos de toda a União Europeia apresentem litígios resultantes de processos de compras online e todas as RAL nacionais num ponto de acesso único.
Quando uma queixa é apresentada em Portugal, por exemplo, é possível selecionar na plataforma a RAL da Alemanha se o fornecedor do serviço for desse país, e garantir que os documentos e a informação da reclamação são endereçados diretamente à entidade local com competência para analisar e resolver o caso.
A plataforma deverá estar a funcionar até meados de 2015 e todos os operadores económicos com presença na Internet terão de criar uma ligação para o site e informar sobre a sua existência.
Criar um espaço único para a apresentação de reclamações para as compras realizadas a nível europeu pretende contribuir para eliminar barreiras e dinamizar o comércio europeu.
De acordo com estimativas da própria União Europeia, em 2010 um em cada cinco europeus teve problemas em compras realizadas no espaço europeu o que terá resultado num prejuízo equivalente a 0,4% do PIB da região. Só uma percentagem mínima desses europeus reclamou e conseguiu obter resultados satisfatórios dessa ação.
A CE prevê que um sistema de resolução de litígios eficiente permita aos consumidores europeus pouparem qualquer coisa como 22,5 milhões de euros.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários