Um novo instrumento de análise económica para a zona euro e da União Europeia (UE) está agora disponibilizado pelo Eurostat, o organismo de estatísticas da União Europeia, com sede em Luxemburgo, através da publicação no seu site de dados actualizados de indicadores estatísticos de curto prazo.



De acordo com o anúncio da Comissão Europeia efectuado hoje, é possível consultar no site Euroindicators mais de 7.000 séries de dados estatísticos de curto prazo sobre a economia dos Estados Membros e da zona euro. Desta forma o Eurostat e os institutos de estatística de cada Estado Membro, como o Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE), tentam responder à procura dos mercados financeiros e analistas económicos por dados actualizados e centralizados num único site.



O site dá acesso a 7.000 estatísticas do campo económico, nomeadamente nos campos da contabilidade nacional dos estados membros, índices de preços de consumo, dados sobre a indústria comércio e serviços, sobre o emprego, valores do comércio externo, situação da balança de pagamentos dos membros, indicadores monetários e financeiros e ainda sobre estudos de confiança das empresas e consumidores.



A base de dados estatísticos é actualizada diariamente e segundo o Eurostat deverá estar actualizada menos de 24 horas depois dos institutos nacionais de cada Estado Membro que publicou o índice económico, e cada série tem pelo menos 10 anos de dados em base para estudo de referência e comparação.



O acesso ao site é gratuito embora seja possível fazer uma subscrição paga para aceder via Internet à base de dados central daquele organismo, de forma a obter dados e indicadores mais detalhados ou específicos. Qualquer pessoa pode consultar online os indicadores económicos mensais para a zona euro e dos quinze, assim como as taxas de crescimento dos últimos doze períodos.


O site que abriu recentemente está para já apenas disponível em língua inglesa e faz parte do Plano de Acção compilado pelo Eurostat em colaboração com o Banco Central Europeu e as autoridades responsáveis de cada Estado Membro.



Notícias Relacionadas:

2001-06-22 - Ministros da Investigação da UE debatem VI Programa Quadro

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.