Durante esta madrugada o serviço de pesquisa da Google esteve em baixo para algumas dezenas de milhares de utilizadores. Segundo o Downdetector, o serviço esteve em baixo por volta das 2h00 da madrugada (hora de Lisboa) até às 3h00, com queixas de 40 mil utilizadores que não conseguiam entrar no website da Google e dificuldades na Pesquisa que se estenderam no Taiwan e Japão, adianta a Bloomberg. Em Portugal, segundo o Downdetector, cerca de uma centena de utilizadores reportaram problemas na Pesquisa durante o mesmo período. Os utilizadores, a nível geral, também registaram problemas no Google Maps.
Alguns utilizadores que tentaram aceder aos serviços da Google receberam a mensagem a dizer "That’s an error. The server encountered a temporary error and could not complete your request. Please try again in 30 seconds. That’s all we know.”
As falhas do motor de pesquisa da Google são muito raras e o facto do serviço ter estado em baixo durante cerca de uma hora não estão relacionados com uma explosão de um centro de dados no Iowa, nos Estados Unidos, como inicialmente foi associado. O incidente, confirmado pela Alphabet, causou três feridos que foram conduzidos ao hospital local. O SAPO TEK apurou que o incidente não está relacionado com as falhas no serviço, mas sim o resultado de um erro interno.
“A saúde e segurança de todos os nossos trabalhadores são a nossa prioridade e estamos a trabalhar de perto com os nossos parceiros e autoridades locais para investigar a situação e oferecer a assistência necessária”, referiu o porta-voz da empresa, sem mencionar a falha do serviço. A imprensa local refere que os três eletricistas sofreram ferimentos graves quando estavam a trabalhar numa subestação perto do edifício do centro de dados da Google quando ocorreu a explosão elétrica. Os três trabalhadores estavam conscientes, sendo um transportado por helicóptero para o Centro Médico de Nebraska, os outros dois seguiram de ambulância para o hospital.
De referir que a Google tem 14 Centros de Dados nos Estados Unidos e mais 23 espalhados pelo mundo. O centro onde ocorreu o incidente, Council Bluffs no Iowa, é considerado um dos maiores da empresa.
O SAPO TEK pediu esclarecimentos à Google para perceber se as falhas do serviço estão associadas à explosão. A empresa devolveu a resposta, referindo que "temos conhecimento de um problema de atualização de software que aconteceu no final da tarde, horário do Pacífico, e que afetou, de forma breve, a disponibilidade da Pesquisa Google e do Maps, e pedimos desculpas pelo inconveniente. Trabalhamos para resolver o problema rapidamente e os nossos serviços voltaram a estar online".
Nota de redação: notícia atualizada com mais informação e declarações oficiais da Google, assim como o esclarecimento de que as falhas não estão associadas ao incidente no data center. Última atualização: 11h19, dia 10 de agosto.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários