O Facebook emitiu um comunicado admitindo que foi vítima de um "sofisticado ataque" durante o mês passado. O ataque aconteceu depois de alguns funcionários da empresa terem visitado um site de um programador de aplicações móveis, que continha malware que acabou por infetar os PCs destes colaboradores e contornar os mecanismos internos de segurança da empresa, explica agora o Facebook.



No comunicado onde admite o ataque, a empresa frisa ainda que os computadores afetados estavam protegidos com soluções de segurança e tinham em dia todas as correções de software disponibilizadas pelos fabricantes. Acrescenta que a falha em questão era até à data desconhecida.




A confirmação do Facebook surgiu depois do The New York Times ter avançado a notícia do ataque e serviu para garantir que, tanto quanto foi já possível apurar, não há dados de utilizadores em risco, nem acessíveis a terceiros como consequência do ataque.




O ataque de que o Facebook foi vítima teve como origem uma falha no Java, software que ao longo dos últimos meses tem revelado vários problemas de segurança. A falha em questão foi a que a Oracle acabaria por corrigir no dia 1 de fevereiro.




A mesma falha terá afetado outros serviços como o Twitter, que foi o primeiro a admitir o ataque e a possibilidade dos dados de 250 mil utilizadores terem ficado vulneráveis.




Na altura os responsáveis do serviço garantiam que o Twitter não tinha sido o único afetado pelo problema de segurança, o Facebook vem agora dizer o mesmo. "Como uma das primeiras empresas a descobrir este malware começamos imediatamente a tomar medidas para partilhar informação sobre esta infiltração com outras empresas e entidades que também foram afetadas", diz a declaração.




O Facebook esclarece ainda que assim que teve conhecimento da falha deu início a uma investigação e comunicou também o problema às autoridades. A investigação continua.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.