O Facebook apresentou hoje mais uma funcionalidade para o seu site, que insere na mesma lógica de incentivo à partilha de informações e de "decalcar" para o cenário virtual as situações vividas pelos utilizadores na vida real.

O novo lançamento, anunciado ontem numa mensagem no blog oficial, funciona como uma espécie de histórico de interacções entre amigos na rede social, que são compilados e disponibilizados no site.

Troca de comentários, publicações nos murais, eventos para que ambos tenham sido convidados ou fotografias onde tenham sido identificados são dados passíveis de serem incluídos no histórico, mas apenas aqueles que, de uma forma ou outra, já teriam sido catalogados como públicos pelo utilizador.

Numa aproximação simplista para ajudar a explicar o conceito, poderíamos comparar aquilo que o Google News faz com o Living Stories, mas com as relações "virtuais" entre membros do Facebook.

A Friendship Pages podem ser criadas para interacções entre o utilizador e um contacto, entre dois membros que façam parte da sua lista de contactos, algo que é descrito com um entusiasmo um tanto ou quanto voyeurista na mensagem de apresentação.

O responsável pelo post diz que um dos seus momentos favoritos na utilização do Facebook é encontrar, no Feed de notícias, fotografias de amigos em comum que começaram a namorar, ficaram noivos ou se casaram. A novidade ainda não mereceu comentários entre as organizações de defesa da privacidade.

Segundo explica o responsável, a novidade começou a ser desenvolvida há "alguns meses" e deu origem a um protótipo que tem vindo a ser testado entre funcionários e conhecidos. Começou a ser disponibilizada ontem, mas não ficará para já acessível a todos os membros da rede social. O TeK experimentou, mas ainda não foi possível testar a nova ferramenta. O aspecto pode, no entanto, ser já verificado através da captura fornecida pelo Facebook, que reproduzimos abaixo.

[caption]imagem do Facebook[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.