A ferramenta de criação e gestão “Grupos” do Facebook tem vindo a ganhar popularidade. Trata-se de locais privados, em que os membros se reúnem para discutir temas variados do seu interesse, assim como a partilha de informação, contribuindo para o conhecimento dos seus utilizadores. Esta ferramenta está a comemorar 10 anos e por isso o Facebook tem novidades interessantes para a comunidade.

Deixando a curiosidade que só no mês de setembro houve mais de 70 milhões de pessoas ativas e envolvidas na criação e gestão de grupos. Atualmente, há mais de 1.800 milhões de pessoas que usam os Grupos todos os meses, e há dezenas de milhões de comunidades ativas no Facebook.

Administração de grupos

Para ajudar os administradores dos Grupos a gerir os seus membros com maior eficácia. Uma das ferramentas é o Admin Assist que permite definir regras que ajudam o Facebook a moderar automaticamente as publicações do Grupo. Por exemplo, pode recusar publicações com certas palavras-chave ou de pessoas que não estão no Grupo há muito tempo, ou cujas publicações foram denunciadas no passado.

Nos novos tópicos de discussão será possível organizar o conteúdo através de hashtags, assim como fixá-lo no topo do Grupo, caso seja um assunto importante, para que todos o possam encontrar. Há ainda a possibilidade de criação de conteúdos patrocinados para Grupos Públicos. Para tal precisa de usar o Brand Collabs Manager que permite aos administradores ganharem dinheiro com os Grupos públicos, ligando-se a marcas que procuram promover os seus produtos e serviços nesse espaço.

Por fim, o Facebook apresenta a Certificação de Gestão Comunitária, uma espécie de diploma, recebido pela participação de um curso online sobre como construir, crescer e apoiar as suas comunidades através de um currículo e exame definidos.

Novas interações com a comunidade

O Facebook apresentou também novos recursos de grupo para interação com a comunidade, como abrir um tópico de discussão. Passa a ser possível criar janelas de conversação em tempo real dentro de um Grupo. Pode iniciar um tema, com uma prompt com um novo tipo de publicação colaborativa, em que podem partilhar fotos ou tópicos específicos e percorrer as respostas de todos.

Os administradores podem criar sessões de perguntas e respostas baseadas em texto, que incentivem à participação dos membros da comunidade. Além disso, o Facebook disponibiliza ferramentas para personalizar o perfil nos grupos. Assim, será possível mudar a forma como aparece nos diferentes Grupos, com uma fotografia personalizada para cada um, assim como a respetiva partilha de informações pessoais que sejam relevantes para cada comunidade.

tek facebook grupos
Cerca de 1,8 mil milhões de utilizadores utilizam os Grupos do Facebook, numa média de registo em cinco ou mais comunidades.

Há algumas novidades para os Grupos Públicos, sobretudo em facilitar que os utilizadores encontrem e se conectem às comunidades sobre assuntos que lhe interessem, assim como a descoberta de conversas em grupos públicos dentro e fora do Facebook, refere a empresa no comunicado. Nesse sentido, poderá começar a ver a opção “Discussões Relacionadas” no seu feed para links e assuntos partilhados no Facebook.

Esta opção permite entrar em debates sobre um assunto em específico que estão a acontecer na rede social. No separador Grupos estão as publicações de Grupos públicos relacionados com os interesses do utilizador, com pessoas de todo o mundo a comentar determinado tema, desde o episódio de uma série a um jogo de futebol.

A empresa explica que é também possível que, fora da aplicação Facebook, comece a encontrar conversas de Grupos público através de outros motores de busca. Os administradores ainda têm controlo total sobre as configurações do Grupo, e o Facebook apresenta sempre as regras do Grupo antes de qualquer publicação. E como foi referido, o novo recurso ‘Admin Assist’ também torna mais fácil limitar certas publicações indesejáveis.

O Facebook refere que as novas funcionalidades começam a ser testadas nos próximos meses.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.