O Facebook não quer qualquer "excepção à regra" no que diz respeito à neutralidade da Internet. A tomada de posição da maior rede social do mundo surge em resposta à recente proposta conjunta entre a Google e a Verizon, e está em desacordo com o defendido pelas duas empresas.

Para os responsáveis do Facebook, o princípio da neutralidade da rede deve ser mantido, mesmo no que diz respeito às redes móveis, ao contrário do sugerido pela Google e pela Verizon.

A proposta das duas empresas começou a gerar polémica mesmo antes de ser oficialmente apresentada, tendo sido interpretada por muitos como uma "falsa defesa" do princípio da neutralidade.

Google e Verizon começam por dizer que a Internet deve permanecer "aberta", mas argumentam que poderão ser criadas algumas prioridades de tráfego para a oferta de novos serviços. Defendem também a diferenciação entre o mercado da banda larga fixa e o da banda larga móvel.

"Preservar uma Internet aberta, que seja acessível aos inovadores - independentemente da sua dimensão ou capacidade financeira - irá criar um mercado forte e competitivo, onde os consumidores é que controlam os conteúdos e serviços fornecidos através das suas ligações à Internet", defendem os responsáveis do Facebook.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.