O Facebook conta, desde ontem, com uma nova funcionalidade que procrua dar resposta às reclamações dos utilizadores que se queixavam da confusão causada pelo excesso de informação na Timeline.

Designada Interest Lists (listas de interesses), a novidade permite segmentar as publicações dos contactos consoante os interesses do utilizador, separando por listas os conteúdos na rede social e criando uma espécie de "jornal personalizado", nas palavras da rede social. Passa, por exemplo, a ser possível criar uma lista para publicações relacionadas com desporto, outra para música e outra para notícias relacionadas com TI.

O recurso funciona como o feed de notícias tradicional, apresentando uma lista das publicações, da mais recente para mais antiga, só que limitadas ao âmbito determinado pelo utilizador - à semelhança de serviços como o Google Reader, que separam os conteúdos por categorias.

A novidade pode ser encontrada na coluna do lado esquerdo da página, por baixo dos menus dedicados aos favoritos, aplicações e listas de amigos. Clicando sobre More, abre-se uma nova secção designada Interests, onde é possível visualizar as páginas de notícias subscritas e criar e organizar listas.

[caption][/caption]

De acordo com o Facebook, o objetivo é dar aos utilizadores a possibilidade de criarem um jornal personalizado, que os ajude a aceder mais rapidamente às novidades que lhe interessam, de forma compartimentada. Alguns meios especializados vêm também no lançamento uma tentativa de melhorar a experiência de utilização do serviço numa altura em que se procura evitar que os membros abandonem a rede social ou comecem a excluir amigos, devido ao ruído causado pelo excesso de informação.

A nova funcionalidade começou ontem a ficar disponível para os utilizadores do serviço em inglês, estando previsto o alargamento da funcionalidade a nível global "nas próximas semanas".