O Facebook e o Google+ acrescentaram novas funcionalidades às plataformas sociais e decidiram renovar as aplicações móveis com novas ferramentas. Numa altura em que o Google+ é a segunda rede social com mais utilizadores ativos, mas ainda longe dos mil milhões de utilizadores do Facebook, os dois serviços apresentam novidades a cada semana que passa.

A rede social de Mark Zuckerberg decidiu introduzir a hipótese de resposta a comentários de páginas depois de ter testado a funcionalidade durante meses. Assim, e apenas para páginas e perfis com mais de dez mil seguidores, todos os utilizadores vão poder responder diretamente a um comentário específico em vez de ver a publicação cair num rol de respostas.

O Facebook vai ainda organizar as publicações por relevância social, isto é, pelo número de gostos e comentários que determinada publicação angaria dos internautas - os posts com mais atividade são os primeiros a aparecer, em vez de surgirem por data de publicação como acontecia até agora. A ordem estabelecida também varia pelo número de contactos que determinado utilizador tem a participar nesse tópico de conversa.

[caption]Facebook[/caption]

Estas novidades são para já opcionais e podem ser geridas a partir do menu de administração. A partir de 10 de julho as funcionalidades ficam obrigatoriamente ativas na versão Web da rede social.

Os utilizadores mobile vão ter que esperar mais algum tempo para que a funcionalidade fique disponível nos dispositivos móveis. Mas os britânicos receberam uma nova funcionalidade esta semana e que já está a ser testada no Canadá e nos EUA: chamadas VoIP através do Facebook Messenger. O Reino Unido torna-se assim o primeiro país europeu onde a ferramenta fica disponível.

+ independência, + grafismo renovado

A Google também decidiu mexer na sua plataforma social e todos os utilizadores podem agora utilizar GIFs como foto de perfil. Depois de ter atualizado recentemente o visual das páginas de cada pessoa, a empresa de Mountain View continua a apostar no grafismo e na diferenciação para o Facebook.

A aplicação móvel do Google+ para Android e iOS também recebeu atualizações. Do lado dos utilizadores Apple a novidade está na possibilidade de edição de imagem diretamente a partir da app, com inclusão de filtros e edição básica de brilho e contraste.

[caption]Google+[/caption]

Os utilizadores Android conheceram mais uma renovação visual na aplicação para equipamentos móveis que agora reorganiza os vários elementos que compõe uma publicação. A atividade social que cada post gera também ganhou destaque e agora aparece no fundo de cada partilha as pessoas que gostaram ou comentaram o conteúdo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico