O Facebook e o Skype confirmaram aquilo que os rumores das últimas semanas vinham antecipando: as duas empresas vão mesmo unir-se para oferecer aos clientes uma integração entre os seus serviços.

A parceria leva os contactos do Facebook para o programa que oferece chamadas de voz sobre e IP, videoconferência e troca de mensagens instantâneas, permitindo a interacção com a lista de amigos na rede social também a partir do Skype.

A nova funcionalidade chega com a versão 5.0 e já foi confirmada através de uma mensagem publicada no blog oficial do Facebook, onde é realçada a facilidade com que os utilizadores dos dois serviços passam a poder "facilmente ligar ou enviar SMS" para a sua lista de contactos na rede social.

No post, um dos responsáveis pelo serviço explica que será também possível verificar actualizações dos amigos, fazer "gosto" e comentar as publicações através do Skype, bem como actualizar o próprio estado na rede social.

Esta é a segunda novidade relativa a integração entre a rede social e outros serviços revelada esta semana. Na quarta-feira o Bing anunciava a possibilidade de priorizar os resultados das suas pesquisas de acordo com a coincidência com os nomes e "gostos" de contactos do utilizador no Facebook.

O objectivo é dar aos internautas a possibilidade de encontrar mais facilmente na Web os amigos do utilizador bem como os conteúdos que este classificou como interessantes, explicava a empresa, que, para isso, tira partido dos botões "gosto", que cada vez mais podem ser encontrados em todo o tipo de sites.