No blog oficial, a empresa liderada por Mark Zuckerberg explica que os criadores de conteúdo de todas as dimensões, de influencers a empresas mediáticas e instituições culturais, têm vindo a criar comunidades revelantes na rede social, e que agora vão poder ganhar dinheiro com isso.

Em agosto de 2020 o Facebook apresentou a funcionalidade de eventos online pagos com o objetivo de dar aos criadores de conteúdo a possibilidade de manterem os seus negócios operacionais durante a pandemia.

Desde então, o número de criadores de conteúdo a ganhar o equivalente a 10.000 dólares por mês aumentou para 88%. Foi também possível registar um aumento de 94% no número de criadores que ganham 1.000 dólares por mês.

A funcionalidade de subscrições de fãs também apresenta um forte crescimento. O Facebook avança que existem agora mais de 1 milhão de subscrições de fãs ativas para criadores. Em ambos os casos, a empresa indica que continuará a não recolher nenhuma participação nas receitas até agosto de 2021, pelo menos.

“Super seguidores”, tweets pagos e grupos entre as novas funcionalidades que vão chegar ao Twitter
“Super seguidores”, tweets pagos e grupos entre as novas funcionalidades que vão chegar ao Twitter
Ver artigo

Recorde-se que, no final de fevereiro, o Twitter também anunciou que estava a testar uma série de novas funcionalidades que prometem mudar a forma como os utilizadores interagem entre si na plataforma.

Entre as novidades anunciadas está uma ferramenta que permite aos criadores cobrarem por conteúdos extra aos seus seguidores, num modelo semelhante ao que já acontece em plataformas como o Patreon.

Por exemplo, um “super seguidor” poderia pagar uma mensalidade de 4,99 dólares para aceder a fotografias, a publicações adicionais, crachás virtuais ou a uma newsletter de um dos seus criadores de conteúdo preferidos, havendo a possibilidade de cancelar a sua assinatura quando desejar.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.