O Facebook está a experimentar uma Timeline de design renovado num grupo restrito de utilizadores. Abaixo da fotografia de capa vai aparecer uma barra de navegação e o nome de utilizador vai ser exibido na fotografia maior, tal como acontece no Twitter.

O "segredo" do Facebook foi detetado quando um produtor do site ABC News reparou que a sua página pessoal estava diferente. O órgão de comunicação recebeu mais tarde a confirmação de um porta-voz da empresa de Mark Zuckerberg de que estão mesmo a ser feitos testes a um novo design.

O objetivo das alterações é tornar a navegação pela Timeline mais simples. O resultado final poderá ser parecido com o das seguintes imagens:

[caption]Nova Timeline Facebook[/caption]

[caption]Nova Timeline Facebook[/caption]

[caption]Nova Timeline Facebook[/caption]

No geral os perfis vão ficar mais simples e mais "limpos". A barra de navegação vai conter os principais itens - como amigos, fotografias, informações sobre o contacto - e a navegação entre os diferentes menus é sempre feito na mesma página e não exige o reencaminhamento para um novo link, tal como acontece atualmente.

A barra de navegação funciona como atalho, mas caso os utilizadores assim queiram, ao visitarem um perfil, podem encontrar os principais conteúdos de cada secção descendo na página do contacto. O número de "subscritores" exibido vai ser exato e não arredondado e o próprio termo vai ser trocado pela palavra "seguidores".

Como as imagens são referentes a uma versão de testes, até que o design final seja disponibilizado ainda podem haver trocas e alterações. Sobre a data de chegada da renovada Timeline não existe nenhuma informação.

A "linha do tempo" foi introduzida em 2011, não obteve o consentimento e aprovação de todos os utilizadores, mas mesmo contra a vontade de alguns foi implementada em todos os perfis.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico