Os utilizadores do Facebook têm uma nova funcionalidade ao seu dispor. A possibilidade de recorrer à rede social para partilhar ficheiros entre membros de um grupo começou ontem a ficar acessível para alguns membros do serviço e deverá ser estendida a todos nos próximos dias.

A informação foi avançada pelo Mashable, a quem o site revelou a novidade com a qual atribui à rede social mais uma característica com potencial para dispensar os utilizadores do recurso a outros serviços - como o Dropbox, Skydrive ou o recém-lançado Google Drive - e aumentar o grau de utilização e permanência no site.

Os utilizadores podem carregar para o serviço de armazenamento e partilha até 25 MB de ficheiros - o mesmo limite imposto por serviços como o Gmail.

A novidade surge depois de no mês passado ter sido lançado o Groups for Schools, que dava aos seus membros a possibilidade de partilharem ficheiros entre si. Mas para isso era preciso ter um endereço terminado em .edu. A partir de agora estará disponível para todos os utilizadores dos Grupos.

Para evitar a utilização do recurso para disseminação de ficheiros com código malicioso, conteúdos impróprios ou protegidos por direitos de autor, será possível reportar os documentos partilhados, como acontece com os restantes conteúdos do site, explicou um porta-voz da empresa ao blog especializado.

O novo recurso foi revelado no mesmo dia em que o Facebook apresentava a sua nova página dedicada a reunir num só espaço toda a informação relacionada com políticas de privacidade, uma matéria que tem gerado grande polémica e discussão - e que lhe tem valido mesmo algumas investigações por parte das autoridades europeias e americanas.

"Tudo o que é preciso saber" sobre as práticas e ferramentas relacionadas com privacidade na utilização do serviço passa agora a estar reunido no Facebook Termns and Policies, a partir do qual é fornecida também uma ligação para o centro de ajuda sobre segurança.

Nota da Redação: Foi corrigido um erro na notícia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.