Afinal o Facebook lançou mesmo o seu próprio serviço de email baseado na Web, ontem ao final de tarde. Mas realça que não se trata de uma oferta tradicional nesta matéria, uma vez que combina funcionalidades como a troca de mensagens instantâneas (chat) e de SMS.

Para além destas, conta ainda com a característica de agrupar as mensagens (email, sms e chat) não de acordo com o habitual critério cronológico, mas antes em função do "amigo" com quem são trocadas - naquilo que pode ser considerada uma "influência" da "natureza social" do Facebook.

Tal como o TeK tinha antecipado, a nova ferramenta vai permitir enviar emails a partir de um endereço "@facebook.com". Para isso basta clicar na cara de um dos nossos contactos na rede social, escrever uma mensagem e seleccionar qual a forma de a fazer chegar ao destinatário em questão. O email passa a ser uma delas.

A respeito das especulações dos últimos dias, Mark Zuckerberg afirmou "isto não é um Gmail-killer (assassino do Gmail), é um sistema de mensagens que inclui o email como uma parte de si", relata a imprensa internacional.

Torna-se, no entanto, inevitável não pensar na dimensão que a plataforma está a atingir, introduzindo novas vertentes de comunicação e ganhando novos utilizadores, à medida que se multiplicam os artigos sobre uma alegada "guerra" com a Google.

Ontem, o CEO do Facebook disse que mais de 350 do 500 milhões de utilizadores da rede social utilizam "activamente" a plataforma para envio e recepção de mensagens, reiterando a polémica afirmação, que já tinha sido feita por uma das suas colaboradoras, de que no futuro as comunicações não serão baseadas no email.

Mark Zuckerberg defendeu que, embora as pessoas não deixem de usar o correio electrónico, irão procurar, cada vez mais, plataformas de comunicação integrada, como o Facebook. Actualmente a rede social serve de base ao envio de mais de 4 mil milhões de mensagens por dia, revelou.

Entre as restantes características desvendadas sobre o novo recurso estão, por exemplo, uma caixa de entrada para aquelas que provenham de contactos no Facebook e outra para as demais.