Sabia-se que estava para breve o atingir de mais um marco na história do Facebook. E já aconteceu. A rede social mais popular do mundo contabiliza já um universo de 500 milhões de utilizadores. A confirmação chegou ontem pelo blog oficial do serviço que esta semana apareceu referenciado num índice de satisfação de consumidores ao lado de sectores normalmente mal cotados, como a aviação comercial, ou a TV por subscrição.



Mas mesmo que os clientes não se revelam os mais satisfeitos do mundo com a plataforma, a verdade é que não param de aumentar e representam hoje qualquer coisa como 8 por cento da população mundial. E para que não haja confusões, os responsáveis da plataforma esclarecem: a contabilidade diz respeito a utilizadores activos.



"É um marco importante para todos os que ajudaram a difundir o Facebook através do mundo. Hoje muito mais gente tem possibilidade de contactar com aqueles que são importantes para si", diz Mark Zuckerberg, que quando em 2004 fundou a plataforma tinha apenas 19 anos.



O fundador da plataforma admite ainda que 500 milhões é um bom número, mas assegura que não são os números que realmente contam. "O que conta sobretudo são as histórias que nos têm contado sobre o impacto que as suas ligações têm desempenhado nas suas vidas".



E é mesmo para valorizar as histórias que vão surgindo em torno do Facebook que os donos da plataforma lançaram uma nova aplicação, o Facebook Stories, que vai permitir aos utilizadores do serviço partilharem histórias com a comunidade.