O Facebook ultrapassou pela primeira vez o Hi5 em número de páginas visualizadas pelos internautas portugueses, revelam os últimos números da Marktest. A rede social é também aquela a que os utilizadores dedicam mais tempo.

De acordo com a análise do Netpanel, na semana entre 7 e 13 de Dezembro, o Facebook, embora continue a ter menos utilizadores únicos, contou, pela primeira vez, com mais páginas visitadas do que o Hi5 - a rede social que até à data tem reunido sempre as preferências dos portugueses.

Os 719 mil internautas que acederam ao Facebook durante essa semana visitaram cerca de 67 milhões de páginas, o que resulta numa média de 93 páginas por utilizador. São mais 27 páginas por pessoa do que as registadas pelo Hi5, cujos 904 mil utilizadores únicos visitaram 60 milhões de páginas, cerca de 66 cada.

Outra das conclusões a retirar do estudo é que os membros do Facebook despendem mais tempo com a rede social. Nesta contagem, o serviço já domina desde Outubro, mas na última semana ultrapassou mesmo os valores mais altos atingidos pelo Hi5 este ano - que tinham sido registados em Janeiro: 791 mil horas.

Actualmente, o tempo dedicado ao Facebook é mais de duas vezes superior ao despendido a navegar no Hi5. Entre 7 e 13 de Dezembro, os utilizadores dedicaram 863 mil horas ao Facebook, numa média de 1 hora e 12 minutos por pessoa, enquanto ao Hi5 foram dispensadas 424 mil horas, cerca de 28 minutos por utilizador.

Os dados revelam uma tendência para o crescimento do Facebook, que continua a perder em utilizadores únicos mas tem, ainda assim, visto este número aumentar - de menos de 200 mil utilizadores no início do ano para cerca de 700 mil este mês - e cujos membros parecem apresentar um padrão de utilização em que é dedicado mais tempo à navegação e são visitadas mais páginas dentro da rede social.

O estudo do Netpanel da Marktest comparou os dados sobre a navegação feita a partir de casa, por residentes em Portugal Continental, com idades a partir dos 4 anos.