A rede social Pinterest está sob um novo ataque de hackers, que desde há várias semanas se têm apoderado de contas dos utilizadores para promover esquemas fraudulentos e, em alguns casos, enviar mensagens de spam através das contas do Twitter e do Facebook associadas ao mesmo utilizador.


De acordo com o site WebSegura, que já confirmou diretamente a situação, as falhas de segurança começaram a ser detetadas há algumas semanas, quando os utilizadores desta rede social começaram a receber emails a partir das respetivas contas, sugerindo esquemas fraudulentos de trabalho em casa.


Outro dos indicadores é o facto de algumas contas do Pinterest, entretanto desativadas, continuarem em funcionamento. De acordo com informações do site português, citando emails de aviso enviados pelo próprio serviço de suporte do Pinterest, muitas contas mostravam ainda atividade após o seu encerramento, sobretudo com origem no Egito e em Omã.


Para os utilizadores afetados cuja conta no Pinterest esteja associada às suas contas no Twitter e no Facebook, esta situação tem gerado também o envio de mensagens com o texto "Omg this is so cool!", de modo a reforçar o efeito viral do ataque.


Para já os responsáveis do Pinterest estão em silêncio sobre este novo ataque, mantendo nas suas páginas de suporte um aviso divulgado em julho passado, quando a rede social foi alvo de outro ataque.


No site pode ler-se que o Pinterest aconselha
todos os utilizadores com a sua conta "hackada" a mudar de imediato a palavra-chave, como forma de eliminar o problema.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico