Problemas técnicos afectaram durante o dia de ontem o funcionamento do serviço de instant messaging da MSN, prejudicando as ligações dos seus cerca de 100 milhões de utilizadores, ou simplesmente impedindo os mesmos de acederem ao sistema. As falhas coincidiram com a propagação de um worm de baixa incidência, segundo a Symantec, de nome Funner, dirigido à plataforma, mas a Microsoft nega a relação entre as duas situações.



O vírus auto propaga-se aproveitando a lista de contactos do MSN Messenger ao mesmo tempo que transforma a configuração do equipamento infectado de forma a tentar que o mesmo aceda a um dos 900 URLs que redireccionam para um outro site, onde descarrega outros componentes.



Segundo a Symantec, o worm afecta as versões de 32 bits da plataforma Windows, tanto a cliente como a servidor - incluindo o Windows XP e o Windows Server 2003. A empresa de segurança informática refere como imunes as versões de 64 bits do sistema operativo, com processadores AMD ou Intel. Actualmente, o Funner está classificado como um vírus de "baixo risco".



Por sua vez, representantes da Microsoft já deram por resolvidos os problemas que afectaram o MSN Messenger, estando a sua prestação normalizada.



Notícias Relacionadas:

2004-10-01 - Worm JPEG apanhado a circular em aplicação de instant messaging