A Zynga anunciou o lançamento mundial de FarmVille 2, a segunda geração daquele que foi, provavelmente, o jogo social mais bem sucedido do mundo. A maturidade traz novidades importantes ao títutlo, entre as quais se destaca o facto de ser o primeiro jogo da empresa totalmente desenvolvido em 3D.

A nova versão tira partido do Flash 11 e tecnologia Stage 3D para oferecer "uma nova experiência de vida na quinta, através de gráficos incríveis, poderosas animações e novas forma de interagir com os amigos". Promete dar aos utilizadores a possibilidade de criarem quintas com maior realismo e onde tudo "reage a qualquer toque", segundo a fabricante.

O jogo já está acessível online, através da plataforma que o tornou popular, o Facebook. Recorde-se que o factor social é parte determinante da experiência do jogo, onde ser bem-sucedido também passa pelas trocas de produtos e ajudas e entre amigos e por "convencer" pessoas da lista de contactos a aderirem à rede de jogadores.

Fica disponível em 16 línguas, incluindo o português e a utilização é, como é habitual neste tipo de soluções, gratuita. A segunda versão do título promete maior interação social, novos recursos e personagens.

O novo recurso social Ajudantes da Quinta permite que os jogadores convidem os seus amigos para a quinta e controlem onde e como vão ajudar no jogo. Cada ação tomada por um ajudante acelera o progresso na quinta. Os jogadores podem também visitar os seus amigos para colher das plantações, alimentar os animais e arrecadar recursos que eles precisam para suas quintas, explica a Zynga.

[caption]créditos: Zynga[/caption]

Entre as novidades estão ainda o "decorador rural" - um novo sistema através do qual os utilizadores usam o rato como pincel para plantar sementes, regar as plantações e mover os itens, com os jogadores a poderem, pela primeira vez, utilizar o botão direito do rato num jogo da Zynga - e a possibilidade de verem os animais crescerem e usarem os recursos que eles produzem (como o leite e os ovos, por exemplo).

[caption]créditos: Zynga[/caption]

Apesar do lançamento de uma segunda versão, a empresa já esclareceu que não vai abandonar o suporte à primeira edição, prometendo novas expansões e melhorias.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes