Os especialistas na criação de ameaças informáticas estão a virar atenções para os telemóveis e começam a tirar partido de tecnologias como o VoIP para desenvolver novas formas de phishing. O alerta é do centro de queixas para o crime na Internet do FBI.



O organismo americano garante que tem havido um forte investimento dos crakers no desenvolvimento de novas formas de phishing que surpreendam e enganem os utilizadores pela novidade.


Um exemplo fornecido com o alerta dá conta de um esquema que começa a ser utilizado nos Estados Unidos com maior insistência e que a organização vê com potencial de expansão a outras regiões.


Trata-se do envio de uma mensagem de email ou SMS ao utilizador, alertando-o para um alegado problema no banco que terá de resolver ligando para o número indicado na mensagem. Quando o utilizador liga é-lhe solicitada a introdução de dados pessoais que estão a ser registados pelo atacante.



O FBI garante que estas novas técnicas de phishing dirigidas às comunicações móveis estão no pico do seu crescimento e alerta para o potencial de sucesso, graças à sua fraca divulgação.



Notícias Relacionadas:

2007-12-20 - Consumidores mais atentos às transacções online