O serviço Megamail já não vai ser descontinuado, como tinha sido comunicado no início do mês de Novembro pela Vodafone. A FCCN, que se tinha oposto ao encerramento do serviço, conseguiu encontrar uma solução de continuidade com o apoio da tutela da Sociedade da Informação e garante uma transição que será realizada nos próximos meses, explicou ao TeK Pedro Veiga, presidente da Fundação.



O fim do serviço tinha sido anunciado para 30 de Novembro, com a Vodafone a defender que perante a multiplicidade de webmails gratuitos não fazia sentido manter mais este serviço. A ideia não era partilhada pela FCCN, um dos parceiros do projecto desde o início, que foi surpreendida pela notícia do encerramento do Megamail no início deste mês.



O protocolo inicial para o Megamail, que tinha o apoio expresso do ministro Mariano Gago, então Ministro de Ciência e Tecnologia no Governo de António Guterres, tinha sido assinado por um período de três anos. Terminado esse tempo a Vodafone comunicou aos parceiros a sua intenção de denunciar o protocolo, o que Pedro Veiga transmitiu à tutela da Sociedade da Informação na altura, liderada pela UMIC, que não mostrou interesse em manter o serviço.



Face à possibilidade da suspensão do Megamail foi agora conseguida uma solução de continuidade com o apoio do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, novamente tutelado por Mariano Gago. Pedro Veiga disse ao TeK que já estão a ser adquiridos os servidores necessários e que no espaço de três meses deverá ser montada a nova infra-estrutura para sustentar o serviço com a gestão da FCCN.



A plataforma técnica adoptada é baseada em standards abertos e Pedro Veiga afirma que a FCCN está ainda a estudar a solução técnica para a migração das contas dos subscritores do serviço, assim como os conteúdos das caixas de correio.



A Vodafone vai entretanto manter o Megamail durante os próximos três meses de forma a que a transição seja transparente para os utilizadores.




Desde Janeiro de 2004 contabilizavam-se em mais de 150 mil o número de caixas de correio activas no Megamail, sendo que mais de 20 mil utilizadores acederam às suas contas desde Agosto de 2005, adiantou Pedro Veiga.

Notícias Relacionadas:

2005-11-11 - Megamail encerrado por decisão da Vodafone