A Plataforma para o Intercâmbio de Informação Criminal (PIIC) vai ficar pronta ainda este ano. A garantia foi dada pelo secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Antero Luís, que antevê no entanto algumas dificuldades para o sistema.

Antero Luís considera que quem trabalhar com o PIIC vai sentir falta de um sistema de informação criminal do Ministério Público, escreve o i. Uma responsável do DCIAP que esteve no mesmo evento, promovido pela GNR, afirmou que o organismo já tem uma equipa dedicada à análise de informação e tratamento informático dos dados que dão entrada no departamento.

O PIIC vai consistir numa plataforma que agrega informação da Polícia Judiciária, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e Polícia Marítima.

Desde janeiro que os sistemas informáticos destas forças de segurança estão a ser indexados ao PIIC.

Um agente policial ou um magistrado poderá depois pesquisar no PIIC sobre uma determinada pessoa, ficando a saber que outras informações existem sobre o indivíduo nas plataformas das diferentes forças de segurança.

Desde 2008 que está prevista a criação da Plataforma para o Intercâmbio de Informação Criminal, uma ferramenta informática que terá custado 2,5 milhões de euros. Só no ano passado recebeu a aprovação da Comissão Nacional de Proteção de Dados, tendo sido oficialmente apresentada em fevereiro de 2013.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.