Numa nota no site, a Autoridade Tributária explica que a mensagem que tem circulado online tenta cativar a atenção dos destinatários com o título "Novo Portal de Finanças Online".
Os serviços do fisco também acrescentam que nem a mensagem nem o site que esta anuncia dizem respeito a "um serviço prestado pela Autoridade Tributária e Aduaneira e, por esse motivo, não deve ser confundido com o Portal das Finanças".
Os serviços públicos são frequentemente usados em tentativas de fraude, que têm como objetivo instalar malware nos computadores das vítimas e roubar dados ou preparar o terreno para outro tipo de ações.
Ainda em junho a AT lançou um alerta relativamente a outra tentativa de ataque. Neste caso a mensagem tinha como assunto: "pagamento de dívidas para evitar a publicitação na lista de devedores". Na verdade era um esquema de phishing que pretendia roubar dados de acesso a contas bancárias.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
OmniTools: Uma caixa de ferramentas digitais sempre à mão -
Site do dia
EmuOS: A máquina do tempo que transforma o seu browser no Windows antigo (do 3.1 ao ME) -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários