Entrou em fase beta uma nova versão do Firefox para Android. Fica assim disponível para testes por parte do "utilizador comum" uma versão nativa do browser para o sistema operativo móvel da Google, com uma nova interface, inteiramente otimizada para esta plataforma móvel.

De acordo com a CNET, esta versão concebida especificamente para o sistema operativo móvel da gigante das pesquisas, com interface e código especialmente criados para o efeito, está em desenvolvimento desde finais de 2011, mas apenas ontem terá sido considerada suficientemente estável para ficar acessível ao público em geral.

Relativamente à versão estável até à data disponível para Android, o novo Firefox para Android não oferece grandes alterações em matéria de funcionalidades, tendo na introdução do suporte ao Adobe Flash a principal melhoria.

Esta apresenta-se também como a grande vantagem face a soluções como o Chrome para Android beta ou o browser fornecido com o próprio Android. Ainda assim, a solução da Mozilla para o SO móvel da Google não é a única a garantir suporte ao Flash no Android.

[caption]fonte: Mozilla[/caption]

A nova versão do software - apresentado em março de 2011 - promete também maior velocidade no carregamento das páginas, um novo ecrã inicial e melhor desempenho no zoom de texto. A pesquisas no Google incluem agora o protocolo HTTPS e os programadores passam a poder recorrer à nova API Pointer Lock, que impede o browser de entrar em modo suspenso.

A beta é compatível com as versões do Android 2.2 (Froyo) ou posteriores e pode ser descarregada a partir do Google Play, aqui.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.