A Adobe anunciou o lançamento para parceiros da versão final do Flash Player 10.1, para plataformas móveis. A nova versão do leitor foi redesenhada para se adaptar às especificidades dos dispositivos móveis e passa a assegurar a navegação em sites que corram RA (Rich Applications).



Destaque ainda para o suporte para acelerómetro, que permite aos utilizadores visualizar conteúdos em flash em modo paisagem e retrato, ou para o Smart Zooming que permite aumentar o tamanho de uma imagem para cobrir todo o ecrã directamente no ecrã do telemóvel.



Outras novidades são a funcionalidade Smart Rendering assegurando que um conteúdo flash corre apenas quando é visível no ecrã, uma ajuda para reduzir o impacto das aplicações no funcionamento do dispositivo e no consumo da bateria, ou o Sleep Mode que abranda o funcionamento da aplicação quando a protecção de ecrã do telemóvel é activada.



A disponibilização da nova versão acontece para um leque variado de parceiros que incluirão a mais recente versão do leitor nos seus próximos dispositivos ou plataformas, é o caso das próximas versões do Windows Phone, Limo, MeeGo ou Symbian SO.



A nova versão do leitor também suporta os sistemas Android, Blackberry e WebOS. A versão de testes é aliás uma das aplicações gratuitas mais descarregadas na loja da plataforma móvel desenvolvida pela Gogle (Android) - os utilizadores da versão 2.2 do sistema operativo serão aliás os primeiros a poder ter acesso à actualização. A distribuição via lojas online e através dos sites da Adobe permitirá ter acesso ao produto ao longo dos próximos meses, para quem não pretenda comprar um equipamento já com esta pré-carregada.



A versão para desktop do novo Flash Player também ficou já disponível.